VOCÊ JÁ COMPROU SUA ECOBAG?

Você utiliza as sacolas ecologicamente corretas na hora de fazer compras?


Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Umas das ações de marketing mais conhecidas que vemos no dia-a-dia para viver num mundo mais sustentável, são as sacolas ecologicamente corretas. Criadas para diminuir o uso de sacolas de plástico, as sacolas ou ecobags, são uma das opções oferecidas por lojistas. Mas pesquisa mostra um número um tanto quanto assustador.


Poucos consumidores utilizam suas ecobags. É o que indica uma pesquisa realizada em pontos-de-venda como supermercados, lojas, livrarias, farmácias e quitandas pela Gatto de Rua. Segundo o levantamento feito pela empresa especializada em soluções têxteis, apenas 34% dos 1.064 entrevistados afirmaram possuir uma sacola ecológica. Desses, 71% não estavam utilizando-a na hora da compra. Entre os motivos apresentados estavam: esquecimento, pouca praticidade para carregar a ecobag e a opção por aproveitar as sacolas plásticas para outros fins.

As mulheres são as que mais usam as sacolas ecológicas e representam 83% desses consumidores. A utilização das ecobags é mais notada em supermercados (68%) e quitandas (23%), enquanto 9% as empregam em outros tipos de estabelecimentos. De acordo com a pesquisa, a não adesão ao uso se deve ao fato de os consumidores utilizarem as sacolas plásticas em latas de lixo, para recolher dejetos de animais e para transportar objetos.

A utilização de sacolas plásticas no Brasil, no entanto, está diminuindo. Dados da Plastivida - Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos comprovam que houve uma queda de 16,2%. Em 2007 foram fabricadas 17,9 bilhões de sacolinhas, contra as 15 bilhões produzidas em 2009. A expectativa para este ano é que o número seja reduzido para 14 bilhões. Por aqui são distribuídas mais de um bilhão de sacolas plásticas por mês nos supermercados, o que equivale a 66 sacolas por pessoa.

Se você já possui sua Ecobag, mas não usa, ajude a mudar o número dessa pesquisa. Se você ainda não tem a sua, é fácil adquirir. Elas estão a venda em qualquer supermercado.

Comece a viver a sustentabilidade o quanto antes. O meio ambiente agradece.

0 Responses

Postar um comentário

abcs