Conheça a diferença entre imagem corporativa
e identidade corporativa
Definir a identidade de uma empresa é uma tarefa muito difícil, principalmente quando os conceitos de identidade e imagem se confundem.
Quando se defini a identidade corporativa de uma organização, basicamente defini-se o que a organização é, ou seja, são os atributos distintos que ela possui. A identidade corporativa seria o conjunto das características, valores e crenças que a organização tem que se diferenciam das demais. Seria uma espécie de DNA da empresa. Por isso toda empresa é única, elas são diferentes umas das outras.
Já a imagem corporativa de uma empresa, ocupa-se da percepção externa da mesma. São um conjunto de significados que uma pessoa associa a uma organização, ou seja, é o que a empresa parece ser.
Para ficar claro, a identidade corporativa cuida da essência, enquanto que a imagem corporativa cuida da aparência. Identidade representa o que a empresa de fato é. A imagem representa o que a empresa parece ser. Muitas vezes, os próprios gestores da organização se confundem nesses conceitos. Os termos identidade e imagem corporativas são muitas vezes usados erroneamente como sinônimos, mas como pode-se perceber, a distinção é notória.
Quer saber mais sobre o assunto?
Leia o livro "Quem sua empresa pensa que é?", de Lígia Fascioni, publicado pela Editora Ciência Moderna.
Além do livro, Lígia possui um site de Gestão integrada: indentidade corporativa e design. Nele você encontra uma série de outras informações sobre o assunto. Vale a pena conferir!
Mto bom o texto. Bastante explicito e directo.
Obrigado!
muito bom, é um texo claro e objetivo.
Parabéns
DefinE.
define