FACEBOOK ATRAI PÚBLICO DIFERENCIADO

Saiba quem são as pessoas que utilizam o Facebook como página de relacionamento

Ao contrário do Orkut, o site de relacionamentos Facebook vem atraindo usuários mais velhos, de 30, 40 anos de idade ou mais, e com objetivos profissionais.

Em agosto de 2006, a Microsoft – que fixou parceria com o Facebook para divulgar anúncios para seus membros – informava em seu site que o número de usuários do Facebook era de nove milhões. Atualmente, esse número ultrapassa os 30 milhões de internautas cadastrados. Segundo a ComScore Media Metrix, empresa especializada em pesquisas em marketing na Web, em junho deste ano os visitantes do site com idade a partir de 35 anos somavam 11,5 milhões. No ano anterior, essa faixa etária tinha metade dessa representação no site.

Inspirado num formato de álbum de fotografias escolar típico dos Estados Unidos, o Facebook configura entre os dez maiores do mundo em sua categoria: ocupou o segundo lugar no ranking divulgado no mês passado pela Nielsen/NetRatings. Perde somente para o MySpace, que tem mais de 61 milhões de usuários só nos Estados Unidos. O Orkut, como foi divulgado recentemente, deixou de fazer parte desta lista.

Junto com os universitários de Harvard – onde o site foi lançado, em 2004, pelo aluno Mark Zuckerberg, que pretendia desenvolver uma rede para conectar seus colegas – o Facebook “se formou”, e agora seus membros estão à procura de vagas de emprego e de caminhos para chegar às empresas em que vislumbram trabalhar.

Privacidade é mais um atrativo

Além das possibilidades de contatos profissionais, uma característica do Facebook que costuma atrair usuários é a privacidade.

No Orkut, fotos e informações dos perfis dos usuários ficam expostas para qualquer participante do site ver. As mensagens trocadas entre os usuários também podem ser lidas por qualquer membro. Esses costumam ser considerados pontos fracos do site, especialmente pelos usuários mais velhos, que muitas vezes até desistem e abandonam suas contas. No Facebook, é possível determinar quem poderá acessar suas informações e como.

O Facebook tem ainda recursos que delimitam os grupos de amigos, como notícias e avisos sobre a vida de usuários que circulam apenas para os internautas que ele seleciona.

Outras vantagens do site sobre o Orkut são apontadas em comentários espalhados pela internet em blogs e sites, como a possibilidade ilimitada de publicação de fotos – no Orkut são apenas 12, com um tamanho máximo de 5mb; os 40 tipos de ferramentas disponíveis no Facebook para chats – no site do Google durante muito tempo não se podia comunicar instantaneamente, e mesmo agora isso só é possível se for utilizado outro programa, o Google Talk; no Facebook, através de feeds, os internautas são informados sobre alterações que seus amigos fizeram em seus perfis, sem precisar para isso acessar as páginas individuais de cada um deles; não há spams no Facebook, enquanto no Orkut as mensagens não-solicitadas “invadem” o espaço dos membros cadastrados.

Escrito por: Camila Leporace

Leia mais a respeito no site: Opinião e Notícia
0 Responses

Postar um comentário

abcs