TWITTER NO BRASIL

Conhecendo um pouco dos @'s brasileiros
Estima-se que existam mais de 110 mil usuários ativos do Twitter que escrevem em português.
Mas qual o perfil dos brasileiros do Twitter? A pesquisa a seguir foi realizada pelo departamento de Presença Digital da Bullet com 3.268 brasileiros, usuários da rede de microblogging Twitter, com o objetivo de traçar o cenário do Brasil no Twitter e mapear o perfil dos membros da ferramenta. Ela foi divulgada pelos usuários da própria ferramenta, no site migre.me e pelo blog da Bullet no período de 27 a 29 de Abril de 2009.

Usuário padrão do Twitter no Brasil:

  • Homens (61%),
  • Jovens-adultos de 21 a 30 anos (65,1%),
  • Solteiros (82,8%),
  • Do Estado de São Paulo (46%),
  • Do Estado do Rio de Janeiro (10,2%),
  • Pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior (37,6%),
  • Pessoas já graduadas na universidade (31,7%),
  • 44,1% conheceram o Twitter por meio dos amigos (boca-a-boca) ou posts em blogs,
  • 65,9% criaram a conta entre 2008/2 e 2009/1,
  • 54,7% enviam até 10 mensagens para o microblogging diariamente,
  • A maioria atualiza o Twitter pelo próprio site (76,9%).
Comportamento no Twitter:

  • São mais seguidos do que seguem: mantendo uma média de 158 followers para 111 following,
  • A forma como escolhem quem vão começar a seguir também corresponde à relevância dessas pessoas para o twitteiro,
  • Costumam seguir amigos (84,5%),
  • Pessoas as quais já acompanham e admiram o trabalho (76,6%),
  • Conhecidos (53,5%),
  • Pessoas com quem começam a conversar constantemente pelo Twitter (48%),
  • a maioria dos “twitters” (cerca de 80%) responderam que seguem ou já seguiram perfis de agências de notícias, como jornais, revistas e portais.
Formadores de opinião:

  • A maioria dos membros da rede Twitter no Brasil possui seu próprio blog (58,7%),
  • Também costumam replicar twitts interessantes para seus seguidores (79,2%),
  • Compartilham as discussões e links que recebem no Twitter no seu blog ou enviam para seus amigos em outras ferramentas da web (71,9%),
  • Atualizam-se das novidades do mundo por meio do próprio Twitter (91,4%).
Compartilhamento:

  • Utilizam a ferramenta para acompanhar o que as pessoas estão comentando sobre os mais diversos assuntos (92%),
  • Para se manter atualizados (84,2%),
  • Trocar conteúdo (72,6%),
  • Também manter contato com seus amigos (50,1%).
Confiança:

  • Cerca de 87% das pessoas confia nas opiniões compartilhadas no Twitter,
  • 80% já seguiram dicas recebidas pelo Twitter e aprovaram.
Publicidade:

  • A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante ações publicitárias na ferramenta, desde com relevância,
  • 51% também responderam que nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse,
  • 33% responderam que já participaram de algum tipo de ação publicitária na ferramenta.
  • Cerca de 70% respondeu que segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.


Acesse a pesquisa completa e saiba tudo sobre o Twitter no Brasil
1 Response
  1. Unknown Says:

    Renata, sua pesquisa é muito interessante. E relevante para nossos estudos.
    Sucesso com o blog.

Postar um comentário

abcs