PROCURANDO EMPREGO EM COMUNICAÇÃO?


Desde 23 de Setembro de 2008 o Blog MinasCom está no ar, e hoje possui uma média de 5.000 acessos/mês. Trata-se de um espaço destinado à divulgação de oportunidades de trabalho nas áreas da Comunicação, exclusivo para Minas Gerais, que permite aos profissionais usuários um direcionamento claro de vagas de emprego, fazendo assim a centralização de boas opotunidades de trabalho no mercado mineiro.

Vinícius, o responsável pelo projeto, é  formado em Comunicação Social, com especializações em Marketing e Publicidade e Propaganda. Em entrevista exclusiva com o Mundo Comunicação Integrada, Vinícius declara como o blog é dirigido.

Mundo Comunicação Integrada: Você verifica a autenticidade das vagas anunciadas?
Vinícius: É necessário verificar a autenticidade, e assim é feito, pois são analisados os e-mails que são enviados. Uma ou outra vaga que é retirada de um blog ou site parceiro é postada sem a verificação, mas como é retirada de uma fonte que acredito ser segura, tenho total confiança.

Mundo Comunicação Integrada: Todas as vaga que estão lá, ainda estão em aberto?
Vinícius: Não. Mas isso fica a cargo da empresa ou agência o encerramento da vaga. E assim é feito, ou essa é reirada ou sinalizada como VAGA PREENCHIDA. Muitas vagas não tem essa sinalização, mas com certeza, pelo tempo de postagem, já foram encerradas.

Mundo Comunicação Integrada: Como é feita a atualização no blog?
Vinícius: Não há um horário certo para a atualização. Sempre que chegam vagas, imediatamente essas são postadas após serem lidas e analisadas. Há um projeto de padronização que pretendo aplicar em breve, mas ainda é feito dessa forma. As empresas e/ou agências que enviam as oportunidades ficam muito satisfeitas com a agilidade na postagem, e já começam a ter resultados já nos primeiros 10 minutos que a vaga é publicada. Por isso que ao final de cada postagem, junto ao e-mail de envio peço para colocarem que foi uma indicação do MinasCom, e vejo que dá resultado, pois recebo sempre o parecer dos parceiros sobre o envio de cv's.
 
Mundo Comunicação Integrada: O que te levou a fazer um blog com esse enfoque?
Vinícius: Tinha uma coisa que me frustrava quando estava à procura de emprego. Não encontrava um site exclusivo em Minas Gerais com vagas nas áreas da Comunicação. Sempre que pesquisava achava sites exclusivos das praças São Paulo e Rio de Janeiro. Achava também muitas vagas para o Sul, e raramente algo em Minas. Foi daí que veio minha idéia de fazer o blog. Estava a procura de trabalho, tinha um grande mailing de contatos de empresas e agências nas mãos e tempo para me dedicar ao projeto. Tudo casou! Fiz o layout, logo, postei uma vagas que já tinha conhecimento, mandei "n" e-mails para o mercado avisando da "novidade", procurei as faculdades mais conhecidas de Comunicação e pedi para divulgarem junto às oportunidaes de estágios/empregos; e assim tudo foi caminhando bem. Recebi vários e-mails de "parabéns pela iniciativa", esses de diretores de agências, especialistas de RH e Marketing de empresas, o que foi me motivando a continuar. E o melhor: encontrei o meu atual emprego via blog. Hoje sou Analista de Marketing e Comunicação de uma grande empresa mineira, e já contratei dois auxiliares para me ajudar em meu trabalho também através do Blog. Hoje o blog é um sucesso, muito acessado, em média 5.000 acessos/mês, recebo inúmeros e-mails de agradecimento por terem encontrado um emprego lá postado. Isso é motivador, entusiasma! Não ganho nada material com o blog, falando sem firulas, nem um centavo com as publicações, sejam essas qual forem, mas pretendo ainda reverter essa situação, pois vejo que tenho que ter um motivo a mais pra dedicar tanto tempo para administrá-lo.

Atualmente, o MinasCom possui 163 seguidores e diversas empresas parceiras. Outro ponto interessante é que o blog está concorrendo ao TOP BLOG 2010.

O Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.

Sem dúvidas, iniciativas como essa do Vinícius fazem a diferença no mercado. Eu, como sou profissional da área de comunicação sei das muitas dificuldades em encontrar vagas de emprego no Estado de Minas Gerais. E através do MinasCom, essa deficiência está sendo preenchida. As vagas lá postadas são muito bem descritas o que permite ao candidato a opção por aquela que melhor se encaixe no seu perfil. No blog exitem vagas para designers, relações públicas, jornalistas, publicitários e profissionais de marketing, nos mais diversos nÍveis de atuação. Um verdadeiro varal de oportunidades. Basta escolher!

Para conhecer o Minas Com acesse: http://www.minascom.blogspot.com/
Para votar no Top Blog 2010, acesse: http://www.topblog.com.br/2010
1 Response
  1. Marcelo Sander Says:

    Olá, Renata. Parabéns pelo seu blog. Não conhecia.
    Ao Vinícius, meu salve, apoio e gratidão pela parceria com o blog Mercado Web Minas.

    Abraço e continuem o belo trabalho,
    Marcelo Sander
    www.mercadowebminas.com.br

Postar um comentário

abcs