Entenda os conceitos de usabilidade, navegabilidade e interatividade para construir seu site
Se tem uma coisa que você quer, é que seu visitante tenha uma experiência de qualidade em suas páginas. E estas palavrinhas são os conceitos que farão do tempo que seu visitante passa em suas páginas, uma experiência boa ou não.
Usabilidade – suas páginas são fáceis ou difíceis de usar? O ideal é que sejam fáceis, mesmo quando alguns designers gostam de criar ‘desafios’ para o visitante descobrir como navegar. Podem até ganhar um prêmio qualquer, mas perderão os visitantes. É da natureza humana preferir situações fáceis e conhecidas.
Navegabilidade – é a forma como se navega (vai de uma página para outra) por um site. De uma forma geral, se você pode ir de uma página para qualquer outra de seu site com apenas dois cliques, pode dizer que o site tem boa navegação. Três cliques são admitidos para sites com mais de 500 páginas, mas se passar disso, tem alguma coisa errada com seus menus e botões. Outra dica: se é preciso clicar em um botão ou link para voltar sempre que o visitante quer visitar outra página, está faltando navegabilidade e podemos dizer que o site está ‘travado’.
Interatividade – é a forma como o visitante se relaciona com as páginas e vice-versa. Se o visitante não consegue ler o texto porque o fundo não tem contraste suficiente com a cor das letras, ele não poderá interagir com o site. Como nos itens anteriores, a palavra chave é simplicidade e deixe-me acrescentar, foco. Projete a forma como o internauta interage com o site de forma a criar uma experiência enriquecedora e na direção de seus objetivos.
Vejamos o site da Apple
Com uma usabilidade ótima, onde mesmo com tantos ícone, o internauta consegue percorrer por todos eles com facilidade. A navegabilidade também, pois o site proporciona rapidez entre uma página e outra. Falando em interatividade, o site da Apple também trabalha muito bem com esse conceito. Além dos textos serem de boa leiturabilidade, as imagens são de altíssima qualidade. Um site realmente muito objetivo com aquilo que propõe: divulgar os produtos da marca de maneira rápida e eficiente.
Agora vamos analisar o site da Gradiente
Paralelamente ao site da Apple, a Gradiente tem como objetivo, divulgar seus produtos, porém o site deixa a desejar em alguns aspectos. Logo na página inicial, temos uma área em branco do lado direito e do lado esquerdo uma imagem que não carrega. A navegabilidade não acontece porque os ícones como empresa e fale conosco não funcionam. A leiturabilidade é péssima, pois as letras além de serem muito pequenas, estão numa tonalidade de cinza claro, que confude no fundo branco. Um site totalmente localizado do lado esquerdo, deixando o lado direito em branco. Certamente a experiência do visitante será péssima, pois não existe nele usabilidade, navegabilidade nem interatividade. E olha que se trata de um site de produtos tecnológicos. O mínimo que se espera como cliente é que o site atenda as expectativas.
Pensar nesses conceitos na hora de criar um site, é de suma importância para o sucesso do mesmo. Hoje em dia, é muito simples ter um site, seja ele hospedado por um empresa ou de forma gratuita. A internet é barata e tem chance de atingir um público muito maior do que outros veículos de comunicação. Porém, alcançar as pessoas já é uma outra história. O que não pode ser feito é colocar qualquer coisa no ar só pra dizer por ai que a empresa tem site. Em alguns casos, é preferível nem ter.
Fonte: Oficina da Net
Postar um comentário