MÍDIAS SOCIAIS PRECISAM DE PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

Boa notícia: cada vez mais as empresas estão usando as mídias sociais para se comunicarem com seus clientes. Má notícia: cada vez mais as empresas estão colocando pessoas que não entendem nada de comunicação para comandarem essas mídias.

O uso das mídias sociais no âmbito empresarial ainda é nebuloso e misterioso para muitos empresários, especialmente para os que nunca antes deram importância à comunicação da empresa. Em minhas pesquisas no TwitterFacebook e, algumas vezes, no Orkut, vejo que existe a intenção de tentar compensar anos de descaso com relação ao consumidor com a criação desesperada  de perfis em várias redes sociais e a contratação de alguém para “gerir” elas. A gestão, nesse caso, se resume a falar que Fulano, da diretoria, está em reunião e que mês que vem talvez eles estejam participando de uma feira da qual ninguém nunca ouviu falar. Só.

É a clássica diferença entre estar na Internet e ser alguém dentro dela. Os gestores de empresas devem compreender que não basta reservar cadastros em mídias sociais e atualizá-los de tempos em tempos. E mesmo quando a atualização tem certa constância, isso não significa eficiência no trato com o cliente. É preciso se comunicar, não apenas falar. Disparar tweets, recados ou posts com a mentalidade retrógrada de um canal unilateral de comunicação é um monólogo egoísta e até narcisista.

Coisas que muitas empresas estreantes nas mídias sociais fazem de errado:

·         Falar somente o que se passa na empresa: isso interessa exclusivamente ao dono ou dona dela. Como cliente, não quero saber o que foi servido no refeitório na hora do almoço da empresa; quero sim saber o que ela pode fazer para melhorar minha vida;

·         Atualizar com grandes intervalos de tempo: como ter presença na Internet sem dar as caras todo dia, várias vezes? Postar uma ou duas vezes na semana é tão eficaz quanto não postar nada;

·         Misturar notícias e links que nada tem a ver com a empresa: esse é um erro muito comum. Ao contratar um pós-adolescente que é fissurado em mídias sociais, mas nada entende de comunicação, muitas vezes ele posta conteúdo que o interessa, mas que difere da missão e objetivos da empresa, provocando confusão na cabeça do cliente.

Antes de colocar qualquer pessoa para atualizar as mídias sociais da sua empresa, pense nas consequências de deixar de contratar um profissional de comunicação devidamente capacitado. Pode ser que o preço cobrado por eles seja maior, mas o resultado eu tenho certeza que será muito, muito maior e melhor.

1 Response
  1. Gabriel Galvão Says:

    Oi, Renata, tudo bem?

    Obrigado pela republicação do conteúdo do Ponto Marketing. Parabéns pelo seu blog!

    Abraços!

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