DICAS PARA NÃO ERRAR NA CRIAÇÃO DE UM LOGOTIPO

10 dicas para evitar na criação de um logotipo

1. Tipografia:
Em qualquer projeto a escolha tipográfica correta pode ser um dos fatores que levam seu job ao sucesso ou ao total desastre, por isso, preste muita atenção na hora de definir a tipografia que vai usar. Não basta usar uma fonte “bunitinha”, use uma fonte compatível com a identidade visual do projeto (veja quais as famílias tipográficas existentes e suas respectivas aplicações), preste atenção no espaçamento da fonte, visibilidade em diferentes tamanhos (muito importante), clareza, etc. Além disso, não use muitas fontes no logotipo, no máximo duas fontes ou pesos (negrito, itálico, etc) diferentes, mais que isso e seu projeto vai virar uma salada de frutas.

2. Mais simplicidade e menos detalhes:
Outro fator importante, um logo não pode ser lotado de detalhes. Claro que não basta você escrever o nome em uma fonte compatível e pronto, esta criado o logo, como designer precisamos achar a melhor maneira de conciliar simplicidade com exclusividade; ou seja, um logo deve ser simples e ao mesmo tempo único. Veja um exemplo, o logo da Unilever é muito bonito, mas o excesso de detalhes o deixa ilegível em tamanhos um pouco menores. Sempre lembre que um logo é um objeto de múltiplos usos e em múltiplas plataformas, quando você cria um logo você cria algo que pode ser usado desde canetas e cartões de visita até Outdoors, por isso, muita atenção no excesso de informação nele contido e na sua legibilidade em diferentes tamanhos.


3. Excesso de efeitos e cores:
Como já disse anteriormente, um logo é um objeto que é aplicado em diferentes ambientes, e em muitos destes ambientes pode ser necessário a utilização de versões em escala de cinza ou até mesmo preto e branco. Por isso, a dica é primeiro criar em preto e branco mesmo, sem dar importância as cores, isso ajuda a concentrar-se no conceito que o logo vai seguir e se ele esta realmente bom. Um bom logotipo vai ser bom colorido ou em preto e branco. Efeitos “da moda” também somam pontos negativos, modas passam, e não é legal criar um logo novo a cada mês, né?

4. Formato do arquivo:
NUNCA, JAMAIS CRIE UM LOGO NO PHOTOSHOP. Um logotipo sempre deve ser criado em um programa de edição vetorial, como Inkscape, Corel Draw ou Illustrator. Isso se deve ao fato de que um vetor pode ter seu tamanho expandido para qualquer valor que nunca perderá qualidade, já uma imagem bitmap (como as geradas pelo Photoshop e pelo Gimp) perdem qualidade quando ampliadas.

5. Monogramas:
Muitas vezes os designers tentam criar projetos usando apenas o monograma da empresa (iniciais do nome dela, por exemplo: Mira Criativa vira M C). Isso é uma ideia que embora não esteja totalmente certa, raramente irá transmitir a imagem correta para o observador, além do que esse tipo de tática só pode ser usado depois que a empresa é bem reconhecida no mercado. O Photoshop por exemplo mudou seu logo e agora usa um monograma, mas veja a quanto tempo ele é conhecido e admirado.

6. Clichês:
Nada pior para um logotipo do que aquela sensação de que ele é apenas mais um. Aquela lâmpada em cima da cabeça simbolizando uma nova ideia é algo que todo mundo já esta acostumado, mude, inove, crie algo que faça o observador imaginar como ele nunca teve aquela ideia, você é designer, essa é sua profissão!

7. Plágio
Admito que pensei em simplesmente omitir essa regra, uma vez que é uma coisa óbvia, mas lembrei de tantos casos que já vi pela Web de cópias descaradas de trabalhos de amigos meus.Mudar a cor da letra e o nome da marca não é Inspiração, é plagio, que além de ser uma coisa totalmente anti-ética é crime. Não copie o trabalho de outra pessoa, faça algo exclusivo SEU. Se não tem capacidade para isso procure outra profissão.

8. Não deixe o cliente controlar você:
Esse é um ponto que deveria ser comentado a parte, pois é uma discussão longa e que tem diversos ângulos, mas vamos a uma síntese. Quando um cliente procura um profissional, ele quer um serviço de qualidade, mas pode acontecer de você criar uma coisa e ele não gostar. Nesses casos, peça a opinião dele, peça uma crítica construtiva e converse com ele. Entenda que seu cliente pode não saber que Comic Sans não é adequada a uma firma de advocacia, mas escute o que ele pensa e formule a idéia dele da forma correta, de sua opinião também. Claro que há situações em que ele vai querer uma coisa e não vai mudar de idéia, talvez nessa situação a melhor solução seja cancelar o projeto, mas muitas vezes um bom diálogo (com alguma “mentira construtiva” junto, digamos assim) podem ser a solução de seus problemas, invista nisso, tenha jogo de cintura e seja bom de conversa e seu cliente perceberá que você pode deixar as idéias dele apenas melhores!

9. Perfeição e finlização do logo:
Seja chato com seu trabalho, esse é o melhor conselho que posso lhes dar. Essas palavras, que li certa vez no blog de meu amigo e professor de edição gráfica livre, Guilherme Razgriz,são uma dica que na verdade se aplica a todos os trabalhos de edição gráfica. Lembre-se sempre: se você tentar omitir um pequeno defeito, esse defeito vai ser descoberto e aumentado. Seja perfeccionista com seus projetos, isso só vai lhe trazer boas coisas!

10. Quebre regras:
Isso não esta no Just Creative Design, mas eu considero algo de suma importância. Como designer, você precisa estar preparado para quebrar regras, é parte da profissão saber avaliar cada situação como sendo unica. As vezes você pode ter que quebrar alguma regra pára ter algo fenomenal, se isso acontecer, veja todas as alternativas, avalie a situação e se você ver que isso é o correto, vá em frente!

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