A engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção durante a elaboração de alguns projetos de e-commerce, mas essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico de sucesso. Não que a dita engenharia de vendas online seja algo de outro mundo que não possa ser resolvida por qualquer pessoa que tenha feito um bom curso de administração de empresas. A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente.
O grande segredo da engenharia de vendas online é conseguir uma integração tal entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente dos pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento.
Qual o segredo da engenharia de vendas online
Não adianta tentar mistificar a coisa, o segredo da engenharia de vendas online reside em um bom planejamento e do conhecimento do mercado. Durante a etapa de elaboração do plano de negócios para seu e-commerce, é necessário definir de maneira clara, quais são os elementos da cadeia de suprimentos do e-commerce e de logística de entrega para que todo o processo ocorra sem chances de ocorrência de gargalos que possam prejudicar a eficiência e consequentemente a imagem da loja virtual.
Se no mundo físico a engenharia de vendas merece toda atenção do mundo, no mundo online não é diferente. Vejamos então, quais são os fatores a serem considerados em seu e-commerce.
Fatores determinantes de uma boa engenharia de vendas online:
- Parcerias bem consolidadas com fornecedores;
- Sistemas de administração de estoques eficientes;
- Integração entre a plataforma de e-commerce e sistemas de gestão de estoques;
- Sistema de entrega eficiente, fundamental na engenharia de vendas online;
- Transparência do processo de entrega para os clientes do e-commerce;
- Boa estrutura de logística reversa.
Como você pode ver, são questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou online.
Fonte: Blog do E-commerce
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