COMO CRIAR UM PORTFOLIO PERFEITO



Um portfolio é um lista de trabalhos realizados por uma pessoa ou empresa.

Existem vários motivos para se ter um portfolio. Seja de um freelancer, agências, grandes estúdios e empresas querendo mostrar seus trabalhos para conseguir mais clientes, ou se você e um estudante e deseja mostrar seus potenciais para conseguir emprego em determinada empresa.

O portfolio é onde você relacionará a sua marca, pessoal ou profissional aos seus trabalhos. Seja você um Webdesigner, programador, escritor ou qualquer outro tipo de profissão, é indispensável um portfolio perfeito, onde as pessoas vão relacionar os seus trabalhos ao seu nome, ou marca.

1. Defina sua Logo


Para Pessoas

A primeira coisa que o usuário verá ao entrar em seu portfolio é a sua logo, não precisa necessariamente ter o seu nome, porém você quer ligar o seu nome aos seus produtos, então recomendo que a logo tenha o seu nome nela.

Pode-se usar também seu apelido, no caso se você é conhecido pelas pessoas não pelo seu nome, mas por um apelido, desde que seja algo que você pretenda usar como marca, use-o.

O local onde você deve colocar a sua logo, de preferência é no topo da página e na esquerda, isso é uma convenção de leitura ocidental que de preferência, seja usada. Uma alternativa seria a sua logo no topo e centralizada, porém somente ela.

Para Empresas

É exatamente a mesma coisa, porém trocando o nome da pessoa pelo nome da empresa.

2. Crie um Slogan


As pessoas após conhecerem a marca, vão querer saber, o que você, ou a sua empresa, faz. Você deve usar o slogan para uma rápida e direta explicação.

O slogan vai fazer parte da sua marca, depois de relacionar a sua logo, com seu slogan, as pessoas vão olhar para sua marca e saberem o que você faz, quem você é.

Exemplo de slogan,
Connecting People, da Nokia
Ou seja, eles conectam pessoas, como? Através de aparelhos celulares.

Exemplo de Slogan para Freelancer,
“Sua marca / seu nome”, Webdesign e Perfeição.
Ou seja, você trabalha com Webdesign.

3. Seu Portfolio


É aqui que as pessoas, após saberem quem você é e o que você faz, vão demonstrar interesse no seu site e no seu trabalho. Elas vão querer ver seus trabalhos passados e atuais, o que vai fazer decidirem se você é bom ou não.

É muito importante sempre conter imagens grandes e de qualidade. Se você é um Webdesigner, por exemplo, ponha links para os futuros clientes verem os sites que você fez, ao vivo. Faça uma breve descrição do seu trabalho, e as ferramentas usadas, assim todos verão também o que você pode fazer, mesmo não estando em seu portfolio.

Se possível, coloque depoimentos de clientes. E por último, você pode colocar os estágios de desenvolvimento de cada projeto, o visitante do site pode estar interessado em saber como foi feito.

4. Mostre os Serviços Prestados


Dedique uma área do seu site para especificar exatamente o que você faz. Faça uma lista de tipos de serviço realizados por você, ou sua empresa.

Escreva de forma clara e bem específica, se possível citando a ferramenta usada para o tipo de trabalho.

Por exemplo:

Design para Impressão:
Logo
Flyers e Banners
Propagandas em geral

Design Web:
Website Design
Blog Design
SEO
Micro Websites

5. Escreva Sobre Você


É tudo sobre você, nessa parte você deve deixar os seus visitantes verem a pessoa por trás do portfolio. As coisas que ela gosta, o que ela é, quem ela é, de onde ela é, e algumas informações a mais se necessário.

É importante você escrever de maneira que irá cativar o possível cliente, diga sua idade, seu nome completo, a cidade que você mora, quais seus interesses. Quanto mais você falar, mais a pessoa irá criar um vínculo e confiar realmente em você.

Coloque sua foto, coloque prêmios, coloque reconhecimentos, nunca será informação desnecessária.

6. Contato e Convite de Ação


Essa é uma das partes mais importantes. Se a pessoa está interessada, ela vai precisar entrar em contato com você de alguma forma.

Crie uma página de contato, colocando campos necessários para atendimento rápido e direto, como nome, e-mail, telefone, assunto, tipo de contato (orçamento, dúvida, etc), caso for orçamento, abra um campo para os serviços prestados, e um campo de mensagem. Nem todos os campos citados são obrigatórios, são apenas exemplo.

Mas como a pessoa vai chegar a essa página de contato e orçamentos?

Coloque botões chamativos no seu portfólio. Caso queira colocar na página inicial, antes de apresentar o portfolio, coloque algo do tipo: "Veja meu portfolio e Contrate-me", e dentro do portfolio coloque, "Gostou do meu trabalho? Contrate-me agora!". Não precisa ser frases, pode ser apenas uma palavra, mas coloque algo para seu visitante sentir como se fosse um passo-a-passo para ele saber o que fazer no final de tudo.


7. Use e Abuse das Redes Sociais


É completamente necessário, hoje em dia, divulgação em redes sociais, o alcance gerado por elas é muito maior que apenas conhecer o link do site, ou saber o que realmente procurar nos formulários de pesquisa, como o Google.

8. Linguagem e Comunicação

Se é um site pessoal, não precisa ter toda a formalidade de uma empresa, escreva com naturalidade e emoção, afinal você é uma pessoa. Porém não se esqueça de ser amigável e profissional, escrever de forma clara e precisa.

Dica: Toda vez que escrever algo, leia o que foi escrito e veja se você pode cortar pela metade o que foi escrito, quanto mais claro e direto for o texto, mais informação em menos tempo será passado para o leitor.

Esse artigo foi traduzido e adaptado do Smashing Magazine, se você entrar no site irá ver vários exemplos de portfolios.

Fonte: Nobugs Soul

0 Responses

Postar um comentário

abcs