O ÚNICO ELEMENTO CAPAZ DE TORNAR UMA EMPRESA "ÚNICA"

Não existem mais barreiras com relação a Tecnologia, Informação, Técnicas, Recursos, Logística, etc...Isso tudo está acessível a qualquer empresa. O que pode então gerar diferencial competitivo?

Algum colega provavelmente me dirá que o discurso é piegas e filosófico demais e não serve para construir um texto, mesmo assim sinto necessidade de falar disso.

Tudo começa com a questão de quão “substituível” somos... Para facilitar vamos colocar este tema no campo profissional... Numa análise direta e objetiva qualquer um responderia que todos nós somos substituíveis mas, por outro lado, quando atentamos para o fato de que cada ser é único, com qualidades e defeitos, notamos que somos de fato insubstituíveis! Nunca, em tempo algum, haverá um ser exatamente igual ao outro.

Por exemplo, jamais teremos um outro Bethoven, Einstein, Pelé, Garrincha, Airton Sena,... São todos únicos como cada um de nós!

Neste contexto fica fácil perceber que podemos substituir profissionais mas sempre com algum ganho, perda ou uma combinação de ganho e perda, exatamente substituível ninguém é...

Até aí nada de especial, concordam?!? Comecei com esta introdução para conceituar o ingrediente que torna uma “empresa” única. Um produto pode ser copiado, um serviço ou uma técnica também mas as pessoas que conduzem a empresa não podem ser replicadas.

Sendo assim a maior preocupação com relação a diferenciação quanto aos concorrentes recai sobre as pessoas que fazem a empresa. É uma combinação única que forma uma “receita” (se a receita é boa ou ruim é outra questão que não vem ao caso).

Complementando, uma pessoa ou um grupo de pessoas atua de forma única... É como o bôlo da vovó, a receita ela até forneceu, mas ninguém consegue fazer igual!!!

Estas pessoas, insubstituíveis, reunidas em uma empresa, a torna única, capaz de servir aos clientes de forma única, capaz de produzir produtos únicos.

Portanto, o único elemento capaz de produzir diferenciais, são as pessoas e a forma como executam suas receitas, todo o resto pode facilmente ser compreendido e copiado pela concorrência.

Não termina aí! Os parceiros e colaboradores externos são os acessórios que valorizam o produto, assim como o prato elegante que recebe o bolo e o talher de prata utilizado para dividir... Pense nisso!

0 Responses

Postar um comentário

abcs