COMO UTILIZAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA AUMENTAR SUA RENTABILIDADE

A primeira confusão que o assunto mídias sociais gera é a diferença entre mídias sociais e redes sociais. Vou criar, contudo, uma nova categoria -  as "mídias sociais de conteúdo" - para facilitar a nossa comunicação. As mídias sociais de conteúdo são os sites de web 2.0, colaborativos, que têm como foco o conteúdo.

Alguns exemplos são o YouTube (vídeo), SlideShare (slides), Flickr (fotos) e outros. Enquanto as mídias sociais de conteúdo se concentram em conteúdo, as redes sociais têm como pilar, os perfis das pessoas - Facebook, Orkut etc.

As mídias sociais de conteúdo são muito importantes para aumentar sua "encontrabilidade", mas principalmente para aumentar a sua taxa de conversão - ou seja, o quanto você transforma visitantes em clientes.

As mídias sociais de conteúdo são muito mais facilmente encontradas pelo Google do que a maioria dos sites. Os motivos para isso são simples: o Page-Rank, a quantidade de conteúdo(páginas) e a frequência de atualização desse conteúdo. Esses fatores em conjunto fazem com que uma mídias social seja bem vista pelo buscador e, consequentemente, bem colocada nas posições de busca. 

Um outro papel das mídias sociais é o de aumentar a taxa de conversão de visitas em clientes. Quando um consumidor encontra sua empresa no Google, caso o seu site tenha conteúdo relevante e indexável, na maioria das vezes ele está procurando por uma informação sobre um assunto, não por um fornecedor. Pelo menos não por enquanto. 

Esse consumidor está procurando informações sobre a solução que você oferece com seu produto ou serviço.

O segredo para se trabalhar mídias sociais de conteúdo para aumento de tráfego e de taxa de conversão é utilizá-las para veicular conteúdo de qualidade voltado para as necessidades do consumidor utilizando para isso os critérios de otimização do Google.

Siga as dicas abaixo e a tarefa de trabalhar mídias sociais de conteúdo ficará fácil:

. Identifique os formatos de conteúdo ideais para seu negócio. Se você for uma empresa de moda, os formatos ideais são fotos e vídeos. Se for uma banda, vídeos. Se for um advogado, texto. Cada negócio tem o seu formato ideal.

. Selecione as mídias sociais de conteúdo que trabalham com esses formatos. Vídeo, YouTube e Vimeo dentre várias outras. Fotos, SlideShare e Flickr. Texto, Scribd. Existem centenas. Só escrevi algumas poucas.

. Produza conteúdo de qualidade sobre as soluções que seu consumidor procura. Uma empresa que vende móveis não falará sobre os móveis que vende, mas sim, sobre dicas de decoração utilizando os móveis que vende. Veja esse exemplo da Posthaus utilizando vídeos para dar dicas de moda feminina para o "primeiro encontro".

. Experimente utilizar aplicativos que cadastram conteúdo em várias mídias sociais ao mesmo tempo, como o Blix.com.br e o ping.fm, para economizar seu tempo.

. "Embede" o conteúdo que você produziu nas mídias sociais no seu site. 

. Divulgue nas redes sociais a URL do seu site que tem o conteúdo produzido e embedado. Isso trará visitantes para o seu site, além de você estar sendo encontrado no Google pelo conteúdo da mídias social indexado.

Quanto mais conteúdo você tiver nas mídias sociais, mais consumidores encontrarão sua empresa, diretamente - por meio do seu site com conteúdo embedado e indicado por outros consumidores - ou indiretamente - por meio de conteúdo produzido por sua empresa nas mídias sociais e indexado no Google. 

Quanto mais contatos um consumidor tiver com sua empresa, no seu site ou nas mídias sociais, maior será a chance dele efetuar uma compra de um produto ou a contratação de um serviço. 

Espero que essas dicas lhe ajudem a aumentar seu tráfego e sua rentabilidade. Depois me avise dos resultados. 

Querendo saber mais sobre o assunto, assista o seminário online de amanhã na página Conrado Adolpho




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