MARKETING DIGITAL: O QUE ESPERAR DE 2011?

Em entrevista ao Virid, Marcello Póvoa, Sócio-Diretor da MPP Solutions – empresa de marketing digital. O especialista discorre sobre como será o ano de 2011 em relação ao marketing online e defende que a união de fortes habilidades de marketing na equipe com algoritmos “espertos” são possivelmente o caminho para uma segmentação eficiente.  

1. Como avalia o ano de 2010 e o uso dos recursos de marketing digital pelas agências e marcas?

O ano de 2010 se mostrou um ano de consolidação e amadurecimento de tendências. As redes sociais demonstraram seu potencial de forma mais pragmática, mas ainda sem retornos claramente mensuráveis. O comércio eletrônico aumentou sua propagação tanto entre marcas, como em classes de consumo. De uma forma geral, especialmente as corporações passaram a enxergar o relacionamento pós-venda na internet como um poderoso gerador de lealdade e como um forte redutor de custos.

2. Como acredita que será o ano de 2011 em relação aos investimentos em mídia online?

Se não tivermos nenhum tipo de instabilidade no âmbito macroeconômico, tudo leva a crer que os investimentos tendem a crescer.

3. O email marketing desponta no cenário do marketing digital como um dos principais canais de comunicação. Em sua avaliação, como analisa o uso da mídia e o que o mercado aprendeu em relação à quantidade x quantidade?

A qualidade do email marketing está diretamente relacionada à quantidade. Ou seja, os emails representam qualidade tanto para a marca quanto para o receptor quando demonstram relevância. O envio de emails é um sucesso quando a marca se comunica com quem realmente lhe interessa e o público receptor recebe um conteúdo  que pode lhe ser efetivamente útil. Existem marcas fazendo esta relação de forma eficiente. O problema ainda é que muitas outras marcas ou mesmo pessoas, usam email de forma inadequada – gerando assim um ruído enorme para as mensagens realmente relevantes.

4. Muito se fala hoje que o uso do email marketing deve ter uma atenção maior em torno do relacionamento digital, onde a segmentação virou palavra da ordem. Comente sobre isso.

A segmentação da comunicação tem como objetivo gerar relevância. No meio do oceano de informações da internet, a marca deve enviar a mensagem correta para o público correto. Se não o fizer, além de não gerar retornos, corre ainda o risco de gerar uma má impressão no receptor. Assim, o entendimento da psicodemografia da marca e consequentemente a aplicação de uma inteligência de segmentação são fatores críticos de sucesso. A união de fortes habilidades de marketing na equipe com algoritmos “espertos” são possivelmente o caminho para uma segmentação eficiente.

5. Como acredita que as empresas e agências devem enxergar o marketing digital em 2011?

As empresas não podem mais se dar ao luxo de ignorar a Internet como um canal de comunicação e negócios. A web deve ser parte inerente das estratégias de marketing e operação das empresas e, consequentemente, de seus orçamentos anuais. As agências, por sua vez, devem demonstrar da forma mais clara possível os retornos a seus clientes, para assim gerar valor e conseguir atrair mais recursos.

6. O que enxerga como principal tendência para 2011? O crescimento das redes sociais cada vez mais integradas com ferramentas de marketing?

O ano de 2011 deve mostrar um intenso investimento de empresas para evoluir seus canais de negócio na web. A crescente penetração das classes C e D na web brasileira estão aumentando o espectro de ação da web, especialmente no comércio eletrônico e relacionamento pós-venda. As redes sociais devem sofrer uma seleção natural e tendem a concentrar mais audiências em menos marcas. O entendimento do comportamento destas audiências dentro das redes sociais é complexo e ainda um desafio para as marcas das redes (Facebook, Orkut, Twitter etc). Este entendimento é crucial para uma segmentação correta dos públicos e assim a criação de uma atratividade cada vez maior para a venda de espaços de mídia dentro das redes. Outro aspecto importante em 2011 é a fragmentação da comunicação por diversos canais digitais: PC, smartphones, Tablets etc.  

Fonte: Virid
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