Muitos líderes, prestes a iniciar um processo de mudança, sabem que as pessoas são fundamentais. Obviamente, eles também são tentados a se fixar mais em planos e processos, que não retrucam e não têm reações emocionais, do que enfrentar questões extremamente difíceis e complexas, inerentes aos seres humanos. Contudo, os números não mentem: 5% dos resultados das mudanças vêm das máquinas; 15% dos programas e 80% das pessoas.
Mas afinal, o que é preciso fazer para que as pessoas entendam a importância das mudanças? Autor do livro O Coração da Mudança, o professor John Kotter acredita que para transformar uma empresa é preciso:
1) Criar um senso de urgência – As pessoas devem perceber que as mudanças não podem ficar para depois.
2) Formar um time que lidere a mudança – Deve ser coeso e saber quais são as tarefas.
3) Estabelecer a nova visão e a estratégia – Fundamental para saber os objetivos das mudanças e como alcançá-los.
4) Comunicar sempre e de forma simples – As pessoas precisam entender por que as mudanças são necessárias.
5) Remover as barreiras – Nada mais complicado do que chefes autoritários, hierarquia rígida e salários não compatíveis.
6) Criar vitórias de curto prazo – Como as mudanças levam tempo, é preciso adotar metas para que os funcionários continuem motivados.
7) Acelerar sempre – A tendência é diminuir o ritmo com o surgimento dos primeiros resultados positivos.
8) Fazer a mudança permanecer – Os novos procedimentos devem ser incorporados à cultura da empresa.
1) Criar um senso de urgência – As pessoas devem perceber que as mudanças não podem ficar para depois.
2) Formar um time que lidere a mudança – Deve ser coeso e saber quais são as tarefas.
3) Estabelecer a nova visão e a estratégia – Fundamental para saber os objetivos das mudanças e como alcançá-los.
4) Comunicar sempre e de forma simples – As pessoas precisam entender por que as mudanças são necessárias.
5) Remover as barreiras – Nada mais complicado do que chefes autoritários, hierarquia rígida e salários não compatíveis.
6) Criar vitórias de curto prazo – Como as mudanças levam tempo, é preciso adotar metas para que os funcionários continuem motivados.
7) Acelerar sempre – A tendência é diminuir o ritmo com o surgimento dos primeiros resultados positivos.
8) Fazer a mudança permanecer – Os novos procedimentos devem ser incorporados à cultura da empresa.
Por Alessandra Assad
Fonte: Alessandraassad
Fonte: Alessandraassad
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