O best seller “Posicionamento: A Batalha pela sua Mente”, dos autores americanos Al Ries e Jack Trout, trás uma nova abordagem, de um conceito primordial e bastante discutido dentro da área de Publicidade e Propaganda. Conceito este, que pode ser resumido em uma única palavra, posicionamento - união entre diversas ideias, com estratégias e táticas bem elaboradas.
No qual, o posicionamento nada mais é do que um conjunto das mais variadas ferramentas de Marketing, e que proporcionam de maneira simples e bem objetiva, transparecer para o público em perspectiva, qual é a imagem de um produto, empresa, instituição, ou até mesmo de uma pessoa, contribuindo para o reforço de suas marcas e reconhecimento perante o mercado.
Lembrando que, existem produtos, empresas e pessoas demais, e por isso já não basta mais apenas ser criativo para se atingir ao público potencial. É necessário criar um novo conceito na mente destes possíveis consumidores, manipulando tudo aquilo que eles já têm lá dentro, realinhando e se possível até mesmo redirecionando todas estas conexões já pré-existentes.
Em minha opinião, no entanto, a argumentação que se faz mais interessante nesta narrativa, é de que o conceito de posicionamento atualmente é de extrema necessidade para o sucesso de qualquer processo comunicacional. No qual o mercado já não reage mais às estratégias e táticas convencionais, até porque as pessoas mudam e suas percepções também.
Desta maneira, para se destacar, em meio a uma sociedade supercomunicativa, é essencial criar, não somente uma posição que leve em consideração os pontos fortes e fracos de uma instituição, mas também os de seus principais concorrentes. Lembrando que nesta nova era da propaganda, o que realmente gera impacto é ser o primeiro na mente de cada consumidor.
Sendo que, esta palavra que se tornou uma das mais frequentes entre todos os profissionais de Propaganda e Marketing, já não pode mais ser apenas citada por pessoas e empresas, ela tem de ser exercida e praticada. Pois é somente com o auxílio de um posicionamento bem estruturado, que a sociedade em meio ao excesso de informações recebidas, poderá conseguir absorver, compreender e com sorte, por fim comprar qualquer ideia ou causa.
O posicionamento que é portanto, um sistema organizado para encontrar uma janela para a mente das pessoas, além de elevar as chances de contato com o referido público-alvo, traz assim maiores oportunidades de retorno de mercado e proporciona que o próprio anunciante analise como a sociedade o observa, e determine quais são os seus reais objetivos, metas e visão de futuro.
No qual, o posicionamento nada mais é do que um conjunto das mais variadas ferramentas de Marketing, e que proporcionam de maneira simples e bem objetiva, transparecer para o público em perspectiva, qual é a imagem de um produto, empresa, instituição, ou até mesmo de uma pessoa, contribuindo para o reforço de suas marcas e reconhecimento perante o mercado.
Lembrando que, existem produtos, empresas e pessoas demais, e por isso já não basta mais apenas ser criativo para se atingir ao público potencial. É necessário criar um novo conceito na mente destes possíveis consumidores, manipulando tudo aquilo que eles já têm lá dentro, realinhando e se possível até mesmo redirecionando todas estas conexões já pré-existentes.
Em minha opinião, no entanto, a argumentação que se faz mais interessante nesta narrativa, é de que o conceito de posicionamento atualmente é de extrema necessidade para o sucesso de qualquer processo comunicacional. No qual o mercado já não reage mais às estratégias e táticas convencionais, até porque as pessoas mudam e suas percepções também.
Desta maneira, para se destacar, em meio a uma sociedade supercomunicativa, é essencial criar, não somente uma posição que leve em consideração os pontos fortes e fracos de uma instituição, mas também os de seus principais concorrentes. Lembrando que nesta nova era da propaganda, o que realmente gera impacto é ser o primeiro na mente de cada consumidor.
Sendo que, esta palavra que se tornou uma das mais frequentes entre todos os profissionais de Propaganda e Marketing, já não pode mais ser apenas citada por pessoas e empresas, ela tem de ser exercida e praticada. Pois é somente com o auxílio de um posicionamento bem estruturado, que a sociedade em meio ao excesso de informações recebidas, poderá conseguir absorver, compreender e com sorte, por fim comprar qualquer ideia ou causa.
O posicionamento que é portanto, um sistema organizado para encontrar uma janela para a mente das pessoas, além de elevar as chances de contato com o referido público-alvo, traz assim maiores oportunidades de retorno de mercado e proporciona que o próprio anunciante analise como a sociedade o observa, e determine quais são os seus reais objetivos, metas e visão de futuro.
Por Lucas Araújo
Fonte: Comunidade Mais
Fonte: Comunidade Mais
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