Durante muito tempo se acreditava que bom relacionamento no trabalho, era sinônimo de politicagem e de agradar a todos.
Nos tempos de hoje, não adianta você elogiar um profissional e quando chegar o momento dele ser promovido você simplesmente dizer que não. Isso não faz sentido nos tempos modernos.
Além disso, as equipes são muito exigidas no mercado, estão sempre se reciclando e se desafiando. Conseqüentemente estão cobrando mais feedback sobre o andamento de seu trabalho, para que tenham a certeza de estar no caminho certo ou de estarem corrigindo adequadamente seus pontos fracos.
O problema e justamente ai, pois naturalmente somos humanos o que nos leva a:
- Termos medo de magoar ao criticar.
- Termos medo de que nossas palavras sejam confundidas ao elogiar.
- Termos medo de parecer fraco ao reconhecermos nossos erros.
- Termos dificuldade de lembrar das necessidades das outras pessoas.
- Termos dificuldade em confiar a nossa opinião.
- Termos dificuldade em gostar de cuidar das pessoas.
- Termos dificuldade em reconhecer que motivação não é só o dinheiro.
- Termos dificuldade em perceber que as pessoas ficam ansiosas em saber sobre o resultado do seu trabalho.
- Termos medo de perder o profissional após um feedback sincero.
Tudo isso é ser humano e é absolutamente normal, mas como estamos falando de ambientes profissionais onde estamos constantemente nos superando, entendo que temos que deixar nossos vícios e paradigmas humanos e mostrar nossa força de líder.
Com base no que tenho ouvido de muitas equipes seguem algumas dicas:
- Seja sempre transparente com o profissional, esteja ele bem ou mal em relação as expectativas do trabalho dele.
- Todas as críticas precisam ser claras e objetivas, no sentido de mostrar com exemplos quais estão sendo as falhas e o que isso gera de problema ao grupo ou a empresa.
- Todas as críticas precisam dar norte ao profissional de que alternativas ele pode optar para melhorar, como por exemplo, dicas de organização usando ferramentas ou agendas.
- Toda crítica deve ser feita em particular a não ser que seja para a equipe.
- Todo elogio deve ser pautado também em atitudes do trabalho e não em questões pessoais.
- Elogio em público além de motivar o profissional, serve de exemplo positivo ao grupo.
- Não existe tempo definido entre um feedback e outro. É importante que o profissional tenha constantemente conhecimento de como está sendo visto seu trabalho.
- Existem milhares de formas de se dar feedback, mas uma forma única de entender se você está sendo justo. OUÇA AS PESSOAS.
- Entenda que para que seu feedback tenha credibilidade você precisa conquistar a confiança da equipe e para isso, você precisa cuidar das necessidades e interesses da equipe.
- Dar feedback sobre processos que você não entende ou que está muito ausente, só terá credibilidade mediante resultados medidos e/ou ajuda de outro profissional de referência que esteja mais próximo do que você.
- Feedback para profissional que não sabe qual é o objetivo e expectativa do trabalho, não tem valor efetivo.
- Esteja pronto para pedir feedback também.
- Esteja pronto para receber feedbacks negativos e servir de exemplo de como absorver com olhar positivo e construtivo.
Conclusão
Além disso, a minha recomendação é que você pratique o feedback, comece com um amigo, diga o que ele fez de bom ou de ruim e o porquê você tem esse tipo de entendimento.
É claro que se a pessoa não consegue absorver de forma positiva o feeback, você também pode ajudar com feedback comparativo e mensurável, sempre compreendendo as diferenças de cultura de cada pessoa.
Tente, experimente, faça um feedback e não seja ausente.
A saúde de sua equipe depende disso. Sucesso.
Nos tempos de hoje, não adianta você elogiar um profissional e quando chegar o momento dele ser promovido você simplesmente dizer que não. Isso não faz sentido nos tempos modernos.
Além disso, as equipes são muito exigidas no mercado, estão sempre se reciclando e se desafiando. Conseqüentemente estão cobrando mais feedback sobre o andamento de seu trabalho, para que tenham a certeza de estar no caminho certo ou de estarem corrigindo adequadamente seus pontos fracos.
O problema e justamente ai, pois naturalmente somos humanos o que nos leva a:
- Termos medo de magoar ao criticar.
- Termos medo de que nossas palavras sejam confundidas ao elogiar.
- Termos medo de parecer fraco ao reconhecermos nossos erros.
- Termos dificuldade de lembrar das necessidades das outras pessoas.
- Termos dificuldade em confiar a nossa opinião.
- Termos dificuldade em gostar de cuidar das pessoas.
- Termos dificuldade em reconhecer que motivação não é só o dinheiro.
- Termos dificuldade em perceber que as pessoas ficam ansiosas em saber sobre o resultado do seu trabalho.
- Termos medo de perder o profissional após um feedback sincero.
Tudo isso é ser humano e é absolutamente normal, mas como estamos falando de ambientes profissionais onde estamos constantemente nos superando, entendo que temos que deixar nossos vícios e paradigmas humanos e mostrar nossa força de líder.
Com base no que tenho ouvido de muitas equipes seguem algumas dicas:
- Seja sempre transparente com o profissional, esteja ele bem ou mal em relação as expectativas do trabalho dele.
- Todas as críticas precisam ser claras e objetivas, no sentido de mostrar com exemplos quais estão sendo as falhas e o que isso gera de problema ao grupo ou a empresa.
- Todas as críticas precisam dar norte ao profissional de que alternativas ele pode optar para melhorar, como por exemplo, dicas de organização usando ferramentas ou agendas.
- Toda crítica deve ser feita em particular a não ser que seja para a equipe.
- Todo elogio deve ser pautado também em atitudes do trabalho e não em questões pessoais.
- Elogio em público além de motivar o profissional, serve de exemplo positivo ao grupo.
- Não existe tempo definido entre um feedback e outro. É importante que o profissional tenha constantemente conhecimento de como está sendo visto seu trabalho.
- Existem milhares de formas de se dar feedback, mas uma forma única de entender se você está sendo justo. OUÇA AS PESSOAS.
- Entenda que para que seu feedback tenha credibilidade você precisa conquistar a confiança da equipe e para isso, você precisa cuidar das necessidades e interesses da equipe.
- Dar feedback sobre processos que você não entende ou que está muito ausente, só terá credibilidade mediante resultados medidos e/ou ajuda de outro profissional de referência que esteja mais próximo do que você.
- Feedback para profissional que não sabe qual é o objetivo e expectativa do trabalho, não tem valor efetivo.
- Esteja pronto para pedir feedback também.
- Esteja pronto para receber feedbacks negativos e servir de exemplo de como absorver com olhar positivo e construtivo.
Conclusão
Além disso, a minha recomendação é que você pratique o feedback, comece com um amigo, diga o que ele fez de bom ou de ruim e o porquê você tem esse tipo de entendimento.
É claro que se a pessoa não consegue absorver de forma positiva o feeback, você também pode ajudar com feedback comparativo e mensurável, sempre compreendendo as diferenças de cultura de cada pessoa.
Tente, experimente, faça um feedback e não seja ausente.
A saúde de sua equipe depende disso. Sucesso.
* Robson Pantolfi: Consultor Empresarial e de TI, especialista SCRUM Master, professor e palestrante com foco em desenvolvimento empresarial, motivação e inclusão social. Autor do livro "A Poesia do Nosso Dia a Dia". Contato: robpantolfi@ig.com.br
Fonte: Artigonal
Fonte: Artigonal
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