COMO AUMENTAR E DESENVOLVER SEU POTENCIAL DE ACERTO

Desenvolver um raciocínio preciso e aumentar a velocidade de seu pensamento traz resultados eficientes e coerentes. Como diria Henry Ford: “Pensar é o trabalho mais difícil que existe, talvez por isso que tão poucos se dedicam a ele”.
 
A capacidade da mente interfere na influência do trabalho realizado, na compreensão do mundo em constante transformação e na habilidade de nos diferenciarmos dos outros.

Estratégias de planejamento e organização desenvolvem a capacidade de lidar com mudanças e aprimorar ações. No entanto existem algumas regras que, se bem aplicadas, auxiliam e nos impulsionam a criatividade assertiva.

Para colocarmos em prática algumas fórmulas, precisamos dominar algumas ferramentas que não apenas fazem a diferença, mas somam preciosos pontos:

1. Obter a habilidade para processar pensamentos mais rapidamente;

2. Ter maior capacidade mental para manter e utilizar informações;

3. Aumentar os conhecimentos úteis ao trabalho, estudo ou laser;

4. Administrar melhor a informação e a capacidade de hierarquizá-la;

5. Ampliar a capacidade de pensar estrategicamente;

6. Adquirir mais habilidade para solucionar problemas;

7. Desenvolver uma visão global para analisar as situações como um todo, em vez de apenas em partes;

8. Expandir a habilidade de ver um assunto sob diferentes perspectivas;

9. Ampliar a confiança na voz interior e na intuição.

O que precisamos compreender é que poucos profissionais são capazes de utilizar tudo o que o cérebro oferece. É preciso harmonizar e aperfeiçoar as dicas passadas acima e realiza-las cotidianamente.

Nem sempre é fácil coloca-las em prática, pois diversos são os fatores que conduzem ao erro, como por exemplo, achar que ser prático implica em ser sempre racional, ledo engano.

Acertar é o fator predominante em uma campanha ou negócio, por isso, planejar com cautela envolve não somente estes importantes conceitos citados, mas a capacidade de aproximar pessoas, respeitando e discutindo diferentes opiniões.

A maior parte das atividades que executamos, as quais o consumidor é indiferente, tem lugar nos bastidores. Poucos consumidores, por exemplo, refletem sobre como seus cereais favoritos chegam às prateleiras ou como a Dell Computer pode entregar em domicílio, no prazo de alguns dias, um computador com a configuração solicitada pelo cliente. De fato a maioria nunca considera tais questões, a não ser que algo saia errado.

Existem inúmeras falhas que podem ocorrer, por isso é fundamental que a empresa revise suas estratégias durante sua execução.

Estratégias muito bem sucedidas hoje não funcionarão amanhã. Hoje os consumidores compram produtos e serviços que amanhã não irão interessar mais. Embora frustrantes, desafios tornam o profissional extremamente interessado e, por conseqüência, preocupado.

Mudanças em nossos valores culturais – princípios que norteiam o dia-a-dia – também podem criar barreiras ou oportunidades para os profissionais. Os valores influenciam no modo como vivemos, nas decisões que tomamos, no trabalho que executamos e as marcas que consumimos.

Não esqueça: profissionais perspicazes utilizam informações para fazer refletir seus valores predominantes nos produtos/serviços que desenvolvem e na propaganda que criam.

Por isso, enquanto considerarmos metas, mais importantes que valores, continuaremos cometendo os mesmos erros e cairemos dia após dia na mesma questão: Empresas e pessoas devem ser capazes de executar as três tarefas de estratégia: possuir excelência, liderar e criar intimidade com o consumidor.

Mas o que poucos realmente compreendem é que o sucesso depende do destaque. Talvez essa seja a grande chave da questão: saber aliar coerência e competência.

Entender necessidades e desejos é uma consideração importante. Alguns profissionais ainda buscam alternativas que os façam se sobressair no meio, mas o que vemos por aí são profissionais dispersos e pouco atentos em estar de fato do outro lado da moeda. Não há entendimento e por essa razão ainda é comum visualizarmos números ao invés de pessoas.

Poucos de verdade compreendem que a missão de uma pessoa é um detalhe para outra e ao aceitar o valor que ele coloca no que você tem a dizer, você demonstra compreensão, e isso equivale a um grande depósito de confiança – premissa básica para o sucesso de qualquer empreendimento ou ação pessoal.

*Sobre a autora: Daniela Maimone (
danielamaimone@gmail.com) é publicitária e colunista. Atua como consultora e desenvolve um trabalho voltado à área comportamental.

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