PAPEL HIGIÊNICO COLORIDO VIRA CASE DE MARKETING

Papel Higiêncio colorido vira case de marketing em uma das maiores escolas de negócio do mundo. Um diferencial e tanto nesse mercado quase sem graça e sem nenhuma opção de cor. Assista o vídeo:

NA ONDA "REVIVAL", NESTLÉ RELANÇA CHOCOLATE LOLLO


Ao monitorar redes sociais, multinacional viu que marca podia salvar vendas do chocolate que virou Milkybar em 1992

Você compra uma TV de LCD num dia, no outro a coqueluche é a de tela LED. O iPhone 4s chegou ao Brasil em dezembro - mas agora a bola da vez é o iPhone 5. Hoje, tudo é fugaz, tecnológico e atualizado em poucos segundos. Essa corrida pela modernidade, dizem os especialistas, gera um efeito colateral: a onda "revival", de retorno a símbolos do passado.

O Instagram e seu estilo Polaroid e as armações de óculos modelo Ray Ban anos 70 são só alguns exemplos. Mas o mais novo eco do passado chega esta semana aos supermercados de todo Brasil: o chocolate Lollo, da Nestlé. Lançado no País em 1982, o Lollo foi líder de vendas em sua categoria até 1992, quando, por ordem da matriz, na Suíça, seu nome mudou para Milkybar.

"O Brasil era um país totalmente diferente e o mercado de chocolates não era tão desenvolvido quanto agora", diz Marco Nonis, diretor da unidade de chocolates da Nestlé Brasil. O consumo de chocolate em 1992, por exemplo, era de 1 quilo por habitante ao ano. Hoje, é de 2,5 quilos. O Brasil não era tão importante para as multinacionais como é agora e manter uma marca nacional demandava investimentos. Por isso, naquele tempo, a matriz achou que o melhor a fazer seria alinhar globalmente a marca e eliminar o nome Lollo do mercado.

"Houve muitas queixas, mas a companhia achava que - como o consumidor de Lollo era criança ou muito jovem - o público do chocolate iria logo se renovar e a nova marca se consolidaria", explica Nonis. Mas não foi o que aconteceu. Vinte anos depois, o Milkybar praticamente desapareceu do mercado. É vendido somente em formato miniatura, na caixa de bombons "Especialidades Nestlé".

Agora, a companhia avalia que pode recuperar as vendas perdidas com o relançamento de Lollo, que terá vaquinha na embalagem e tudo, como nos anos 80. "Sempre monitoramos as redes sociais e vimos que muita gente citava o Lollo com saudades", diz Ricardo Bassani, gerente de marketing da multinacional suíça.

Receita original

A companhia, então, resolveu estudar a viabilidade de voltar com a marca - e com a receita original do chocolate, que era mais macia que a atual. Além de medir o grau de lembrança de Lollo (a Nestlé não divulgou números), a maior fabricante de alimentos do mundo também verificou se teria condições tecnológicas de produzir novamente a receita original.

"Afinal, em 20 anos, o maquinário de produção também já não é o mesmo", diz Nonis. O resultado, um ano depois, é a volta do Lollo, em barras de 28 gramas e em pacotes com três unidades - e uma campanha com peças de TV, mídia impressa, mas, principalmente, internet. O slogan antigo, "O chocolate fofinho da Nestlé", também volta com tudo.

"A comunicação do Lollo, nos anos 80, era muito simpática e isso criou um residual de memória que existe até hoje", diz Eduardo Tomiya, especialista em marcas da BrandAnalytics. Na Nestlé, acredita-se que a volta terá impacto não só no público que se lembra da marca, mas também no que não a conheceu. "Afinal, hoje, é 'cool' fazer referências ao passado", diz Nonis.

Fonte: New Trade


RECURSOS DE SEO INDISPENSÁVEIS PARA E-COMMERCE

Quando analisamos uma plataforma existem alguns recursos de SEO para e-commerce que são indispensáveis para que a implementação de uma boa estratégia de otimização de sites para ferramentas de busca de um e-commerce possa ser feito de maneira satisfatória. Como o marketing de busca é uma das origens de tráfego de maior potencial de conversão, possuir todos os recursos de SEO necessários para poder brigar pelas primeiras colocações no Google é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Não é por acaso que a questão dos recursos de SEO para e-commerce é tão discutida no roteiro para criação de lojas virtuais. Sem as ferramentas apropriadas e um bom projeto de SEO, o marketing de busca da loja fica extremamente comprometido.

Os recursos de SEO que são indispensáveis em uma loja virtual

O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é um trabalho de formiguinha, composto por diversas ações que ao final se complementam, mas para poder implantá-las é preciso que a plataforma de e-commerce possua ferramentas que proporcionem as condições técnicas para implementá-las.

Vejamos então alguns recursos de SEO indispensáveis em uma plataforma de e-commerce.

Estrutura de URLs amigáveis para cada produto

A possibilidade de construir URLs amigáveis – www.sualoja.com.br/nome-do-produto ao invés de uma estrutura do tipo www.sualoja.com.br/produto66543=?-class34 é um dos recursos indispensáveis para um bom trabalho de SEO para lojas virtuais. Se a plataforma não oferecer essa possibilidade, deve ser descartada, já que esse é um recurso básico para a conquista de uma boa posição no Google.

Definição de Meta Tags únicas por páginas

As meta tags Tittle e Description, são de suma importância para se conseguir uma boa colocação nas SERP – Search Engine Response Pages. O Google exige para um bom posicionamento, cada página de um site tenha uma URL exclusiva e se a sua plataforma de e-commerce não permite esse tipo de manipulação, seu posicionamento estará seriamente comprometido.

Possibilidade de criação de Redirect 301

O comando Redirect 301 funciona como redirecionador de URLs, principalmente daquelas que foram removidas ou alteradas. No caso do e-commerce é preciso ter essa função disponível principalmente no caso de exclusão do produto da loja. A mudança de URL pode trazer sérios prejuízos ao seu posicionamento no Google se a sua loja virtual não oferece o recurso de redirecionamento 301. Se o Google não encontra o redirecionamento explícito, pode penalizar sua loja virtual em termos de avaliação geral do site.

Uma página de erro 404 customizável

Ter uma página de erro 404 – página não encontrada – personalizável e facilmente identificada no Google Analytics é outra ferramenta importante, já que assim podemos evitar problemas no Google e localizar rapidamente problemas de funcionamento ou navegação na loja virtual. O SEO no e-commerce exige monitoramento constante e páginas de erro costumam pegar a gente de surpresa.

Definição de URLs canônicas

Esse é um dos principais recursos de SEO para e-commerce para evitar que durante o processo de varredura da sua loja virtual por parte do Google, ele interprete caminhos alternativos (sualoja.com.br ao invés de www.sualoja.com.br) como sendo versões diferentes da loja e com isso penalize o site por duplicidade de conteúdo, um dos fatores de rankeamento mais observados pelo Googleultimamente. Em termos de marketing de busca, a duplicidade de conteúdo é um dos principais pecados que pode ser cometido.

Arquivo Robots TXT

Esse é um outro recurso de SEO para e-commerce que muitas vezes passa desapercebido na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. O Robots TXT é um protocolo de exclusão ao qual o Google consulta toda vez que visita um determinado site para saber quais páginas devem ser lidas e quais não merecem atenção. Através desse recurso, podemos administrar melhor a distribuição do Link Juice de cada página e com isso fortalecer a estrutura de SEO da loja virtual como um todo.

Sistema de geração automática de Sitemaps

Os Sitemaps são verdadeiros mapas do site para indexação nos buscadores e por isso mesmo um dos recursos de SEO para e-commerce mais importantes. Uma plataforma de e-commerce completa precisa ter um sistema de geração automática de sitemaps a cada vez que for feita uma alteração. Melhor ainda se esate sistema também se incumbir de realizar o ping da atualização junto às centrais de webmaster dos buscadores como, por exemplo, a Google Webmaster Tools.

Os recursos de SEO no e-commerce são indispensáveis para uma boa estratégia de marketing de busca. Se a plataforma que você está analisando não possui estes recursos, é melhor esquecer.


abcs