COCA-COLA CAPACITA O VAREJO EM COMUNIDADES

Coletivo Coca-Cola oferece aulas de merchandising e contribui com primeiro emprego


Apesar de muito popular, a Coca-Cola não está em todas as mesas dos consumidores que compõem a base da pirâmide sócio-econômica brasileira. Com um preço considerado caro – de R$ 4,00 a R$ 5,00 – o refrigerante mais famoso do mundo criou um programa social de capacitação para jovens profissionais de comunidades carentes. O Coletivo Coca-Cola já xiste há dois anos e hoje opera no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Maceió, totalizando em 2010 mais de 30 comunidades atendidas.

A proposta é tentadora. Por dois meses o aluno passa por um treinamento sobre varejo e empreendedorismo, gastando R$ 50,00. Para oferecer este serviço, a Coca-Cola firma parceria com ONGs que possuam o espaço físico de cerca de 35m² para comportar 12 computadores. Com foco nos jovens entre 15 e 25 anos, o projeto tem se tornado um trampolim para o mercado de trabalho já que, para muitos destes jovens, esta é a sua primeira oportunidade de emprego.

Os alunos formados pelo Coletivo Coca-Cola adquirem o conhecimento sobre o que é o mercado, quais os tipos de estratégias para o ponto de venda, o comportamento e o relacionamento com o consumidor. Após o curso, aproximadamente 30% dos jovens encaminhados para trabalhar com a Coca-Cola ou com os parceiros do projeto – composto pelas grandes redes do varejo - são contratados.


Capacitação abre portas

Apesar de socialmente correto, o projeto não visa apenas a capacitação dos jovens. Como qualquer estratégia de Marketing, o Coletivo Coca-Cola tem como objetivo aumentar a presença do produto na sacola de compras dos moradores das comunidades. “Nosso objetivo é levar algo a mais para este consumnidor que não é atendido por Coca-Cola”, diz Fabio Pereira Boatto, Coordenador de Marketing da Coca-Cola Femsa, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mesmo com dois anos de projeto em andamento, a divulgação do Coletivo não passou do boca a boca, o que gerou um estudo detalhado sobre a região a fim de evitar a violação da imagem da marca em um mercado de pouca penetração. O projeto foi criado com o intuito de oferecer uma bagagem técnica para pessoas com baixo índice de escolaridade e uma capacitação profissional que dá acesso ao primeiro emprego.

O conteúdo do curso é baseado em Inclusão Social, Varejo, Empreendedorismo, Banco de Talentos e Incubação de Novos Negócios. No primeiro módulo, o aluno recebe uma formação inicial para operar o computador, acessar a internet e editar textos. Em seguida, a Coca-Cola apresenta a sua metodologia de trabalho por meio de um jogo no computador para que o participante entenda a mensagem de forma lúdica.

Mão na massa

O segundo módulo proposto no Coletivo Coca-Cola começa com a presença dos alunos no varejo. “O contato com o dia a dia os mantém alinhados com a linguagem do mercado. E isso os diferencia dos demais”, afirma Boatto. E elaboração do conteúdo das aulas de empreendedorismo é feita com casos reais de estabelecimentos da região.

“Os alunos vão para as ruas para entender os pontos de venda e simplificá-los. O trabalho de campo consiste em reunir dados e observar o mercado atentamente para que, ao final dos dois meses, eles formatem um projeto de nelhorias aos PDVs que visitaram”, explica.

Para ensinar as técnicas de merchandising do varejo, o programa de treinamento é dividido em seis módulos: Mercado; Merchandisng; Promoções; Relacionamento e Atendimento ao Consumidor; Matemática Comercial; e Expansão do Negócio. “Esta parceria da Coca-Cola com as comunidades gera mais do que mão de obra. Assim podemos contribuir um com o outro e caminharmos juntos”, completa Fabio Pereira Boatto, Coordenador de Marketing da Coca-Cola Femsa.

LOGOS BASEADOS EM LETRAS

Diet Caresingle_letter_logo
Get Five Studiosingle_letter_logo

Beesingle_letter_logo

Antarcticasingle_letter_logo

Scons Winesingle_letter_logo

Golf Lessons Onlinesingle_letter_logo

Eleven Audiosingle_letter_logo

French Bakerysingle_letter_logo

h zoosingle_letter_logo

Silk Skinsingle_letter_logo

Maverick’s Custom Trouserssingle_letter_logo

Hampstersingle_letter_logo

C + Arrowssingle_letter_logo

Alfredo Baez Photographysingle_letter_logo

Headcratesingle_letter_logo

Antiparticlesingle_letter_logo

Jazz Castlesingle_letter_logo

Modinisingle_letter_logo

ElasticPointsingle_letter_logo

Painting Companysingle_letter_logo

Browserasingle_letter_logo

Firestartersingle_letter_logo

Orangeesingle_letter_logo

Charlie Bearsingle_letter_logo

bluefishsingle_letter_logo

Mountainsingle_letter_logo

Pelicansingle_letter_logo

Blendsingle_letter_logo

Ashley, Singersingle_letter_logo

Econergysingle_letter_logo

D Foundrysingle_letter_logo

Egg n Spoonsingle_letter_logo

Flightningsingle_letter_logo

Beesingle_letter_logo

High Roadsingle_letter_logo

Tonys/SeaFoodsingle_letter_logo

Verifysingle_letter_logo

Water Dropsingle_letter_logo

Amplifiedsingle_letter_logo

utensil labssingle_letter_logo

Brownsingle_letter_logo

Bittone Equipment Servicessingle_letter_logo

Atacksingle_letter_logo

Finishing Touchsingle_letter_logo

High Contrastsingle_letter_logo

Elefontsingle_letter_logo

Shrink Mediasingle_letter_logo

Forestalsingle_letter_logo

Endicott Gullssingle_letter_logo

Greenescapesingle_letter_logo

HowardBrotherssingle_letter_logo

Geniesingle_letter_logo

McFarland Propertysingle_letter_logo

Global Concertssingle_letter_logo

Northridge Homessingle_letter_logo

KeyDebt Servicessingle_letter_logo

V Blogsingle_letter_logo

Studio Linijesingle_letter_logo

Elecktricitysingle_letter_logo

aquasingle_letter_logo

abirdsingle_letter_logo

Texturasingle_letter_logo

DOVA Film Productionsingle_letter_logo

Undividedsingle_letter_logo

HomeTechsingle_letter_logo
 
Dica: @cristianovalim
abcs