VOCÊ GOSTA DE POP ART?

Cores, consumo e colagens



A Pop Art (termo criado por Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular) tem raízes do Dadaísmo e teve seu início no final da década de 1950. Alguns artistas dessa época começaram a estudar símbolos e produtos do mundo da propaganda e começaram a utilizar estes elementos como tema de suas obras. Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. 

Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.



Conheça alguns artistas do Por Art

Roy Lichtenstein


Romero Britto


Andy Warhol


Saiba mais em Choco La Design

ILUSTRAÇÕES DE ANIMAIS

Para quem curte ilustrações e animais, certamente vai gostar dessas imagens


Veja mais ilustrações no site da Cruzine

O QUE É HTML 5?

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? 

Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!



Você depende dele, mas não o vê a olho nu. O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais estreita com computadores e internet já ouviu falar em HyperText Markup Language (Linguagem de marcação de hipertexto), ou seja, o HTML. 


A principal característica desse tipo de programação são as “tags” – as marcações para inserção de algum tipo de objeto ou característica de um objeto através de comandos em inglês e números. As linhas a seguir exemplificam, de maneira quase grosseira, o que seria o código HTML de uma simples página da web sem quaisquer recursos avançados:


Sabendo disso, podemos partir para a nova versão dessa linguagem de marcação de hipertextos. Já na sua quinta forma, o código HTML agora pode ser aproveitado para novas funções que podem beneficiar os desenvolvedores e os internautas. Isso acontece graças ao desenvolvimento quase paralelo da linguagem HTML e o XML. De maneira geral, o código XML é uma linguagem de marcação, assim como a outra já citada, que tem como objetivo principal criar documentos com dados hierarquicamente organizados.

Com essa aproximação das linguagens, muita coisa pode mudar dentro de pouco tempo. Ao que tudo indica, a tão sonhada Web Semântica de Tim Berners-Lee está no caminho de acontecer e o HTML 5 pode ajudar bastante a chegar lá. Como pode observar, o sistema de divisão de marcações é todo feito por tags. Nessa nova linguagem, algumas dessas “etiquetas de marcação” mais objetivas. De modo geral, com essas e as outras novidades, será muito mais fácil navegar pela Internet!

Entrando nessa onda, o site The Wilderness Downtown já foi criado no HTML 5. Acessem e vejam como funciona.

Saiba mais sobre as vantagens do HTML 5 no site Baixaqui

TIPOGRAFIA 3D

Tipografia 3D é uma arte de coletar e organizar o texto em três dimensões


Ao todo são 36 criações em 3D. Veja todas no link Tipografia 3D

CURSOS GRATUITOS NA FGV

Na FGV tem alguns cursos a distância que são gratuitos




A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

Para se cadastrar acesse: Fundação Getúlio Vargas

TIM INICIA CADASTRO PARA COMPRA DO IPHONE4

Consumidores podem se inscrever no hotsite para receber informações sobre o lançamento do produto



A Tim inicia o cadastro para os consumidores que estão interessados em adquirir o iPhone 4. No hotsite criado para o lançamento, os internautas, clientes da operadora ou não, poderão se inscrever e receber, em primeira mão, informações sobre a chegada do aparelho às lojas Tim, como a data de início da comercialização, os pontos-de-venda em que o modelo poderá ser encontrado e as ofertas.

32º Workshop FBDE|NEXION

Concorra a uma bolsa integral para participar do 32º Workshop FBDE|NEXION 




Os workshops do FBDE | NEXION Consulting surgiram há mais de 10 anos e desde o início são realizados 03 workshops por ano. Foram criados com o objetivo de estimular, com todo o grupo de consultores, a reflexão e discussão de estratégias e práticas inovadores em marketing, vendas e gestão para alavancagem dos negócios das empresas clientes.Estávamos, à época, nos preparando para a certificação na ISO 9001 e buscávamos, obstinadamente, nos tornarmos referência em consultoria de marketing no Brasil, o que de fato aconteceu de lá para cá.

Com o passar do tempo e a repercussão dos workshops, o FBDE | NEXION integrou também todos os seus clientes nesses importantes eventos. A partir de então, o quadro de consultores , clientes e formadores de opinião são os convidados dos workshops do FBDE | NEXION. Assim, o que era um evento interno destinado a complementar as competências dos nossos colaboradores, evoluiu para um importante fórum de idéias, contando também com a participação dos clientes da consultoria.

Saiba como concorrer à bolsa: 32º Workshop FBDE|NEXION

AÇÃO DE MARKETING DO CLUB SOCIAL

Club Social oferece novas latas porta-biscoito em promoção

Kraft ainda realiza ações de sampling para ativar os lançamentos da marca


A Kraft continua apostando no sucesso das latinhas de Club Social e apresenta a nova coleção dos brindes. Para ganhar uma das três versões com estampas diferentes, o consumidor precisa comprar dois multipacks de Club Social, um deles da linha integral, lançamento mais recente da marca. A ação é válida até o fim de novembro e a expectativa é que sejam distribuídas 470 mil latinhas em mil lojas de redes supermercadistas do Brasil.
No último ano foram distribuídos mais de 750 mil porta-biscoitos em promoções “compre e ganhe” nos pontos-de-venda. Para ativar os novos sabores de Club Social – trigo e flocos de arroz; trigo, aveia e centeio, e recheado integral sabor queijo – serão distribuídas ainda meio milhão de unidades do produto em eventos esportivos, estações de metrô, parques, universidades e academias de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre até outubro.

FOTOGRAFIA OU DESENHO?


Veja do que Ben Heine é capaz, com algumas fotos, papéis e grafite: 


Conheça mais sobre Ben Heine



TWITTER NO BRASIL

Conhecendo um pouco dos @'s brasileiros
Estima-se que existam mais de 110 mil usuários ativos do Twitter que escrevem em português.
Mas qual o perfil dos brasileiros do Twitter? A pesquisa a seguir foi realizada pelo departamento de Presença Digital da Bullet com 3.268 brasileiros, usuários da rede de microblogging Twitter, com o objetivo de traçar o cenário do Brasil no Twitter e mapear o perfil dos membros da ferramenta. Ela foi divulgada pelos usuários da própria ferramenta, no site migre.me e pelo blog da Bullet no período de 27 a 29 de Abril de 2009.

Usuário padrão do Twitter no Brasil:

  • Homens (61%),
  • Jovens-adultos de 21 a 30 anos (65,1%),
  • Solteiros (82,8%),
  • Do Estado de São Paulo (46%),
  • Do Estado do Rio de Janeiro (10,2%),
  • Pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior (37,6%),
  • Pessoas já graduadas na universidade (31,7%),
  • 44,1% conheceram o Twitter por meio dos amigos (boca-a-boca) ou posts em blogs,
  • 65,9% criaram a conta entre 2008/2 e 2009/1,
  • 54,7% enviam até 10 mensagens para o microblogging diariamente,
  • A maioria atualiza o Twitter pelo próprio site (76,9%).
Comportamento no Twitter:

  • São mais seguidos do que seguem: mantendo uma média de 158 followers para 111 following,
  • A forma como escolhem quem vão começar a seguir também corresponde à relevância dessas pessoas para o twitteiro,
  • Costumam seguir amigos (84,5%),
  • Pessoas as quais já acompanham e admiram o trabalho (76,6%),
  • Conhecidos (53,5%),
  • Pessoas com quem começam a conversar constantemente pelo Twitter (48%),
  • a maioria dos “twitters” (cerca de 80%) responderam que seguem ou já seguiram perfis de agências de notícias, como jornais, revistas e portais.
Formadores de opinião:

  • A maioria dos membros da rede Twitter no Brasil possui seu próprio blog (58,7%),
  • Também costumam replicar twitts interessantes para seus seguidores (79,2%),
  • Compartilham as discussões e links que recebem no Twitter no seu blog ou enviam para seus amigos em outras ferramentas da web (71,9%),
  • Atualizam-se das novidades do mundo por meio do próprio Twitter (91,4%).
Compartilhamento:

  • Utilizam a ferramenta para acompanhar o que as pessoas estão comentando sobre os mais diversos assuntos (92%),
  • Para se manter atualizados (84,2%),
  • Trocar conteúdo (72,6%),
  • Também manter contato com seus amigos (50,1%).
Confiança:

  • Cerca de 87% das pessoas confia nas opiniões compartilhadas no Twitter,
  • 80% já seguiram dicas recebidas pelo Twitter e aprovaram.
Publicidade:

  • A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante ações publicitárias na ferramenta, desde com relevância,
  • 51% também responderam que nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse,
  • 33% responderam que já participaram de algum tipo de ação publicitária na ferramenta.
  • Cerca de 70% respondeu que segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.


Acesse a pesquisa completa e saiba tudo sobre o Twitter no Brasil

FACEBOOK ATRAI PÚBLICO DIFERENCIADO

Saiba quem são as pessoas que utilizam o Facebook como página de relacionamento

Ao contrário do Orkut, o site de relacionamentos Facebook vem atraindo usuários mais velhos, de 30, 40 anos de idade ou mais, e com objetivos profissionais.

Em agosto de 2006, a Microsoft – que fixou parceria com o Facebook para divulgar anúncios para seus membros – informava em seu site que o número de usuários do Facebook era de nove milhões. Atualmente, esse número ultrapassa os 30 milhões de internautas cadastrados. Segundo a ComScore Media Metrix, empresa especializada em pesquisas em marketing na Web, em junho deste ano os visitantes do site com idade a partir de 35 anos somavam 11,5 milhões. No ano anterior, essa faixa etária tinha metade dessa representação no site.

Inspirado num formato de álbum de fotografias escolar típico dos Estados Unidos, o Facebook configura entre os dez maiores do mundo em sua categoria: ocupou o segundo lugar no ranking divulgado no mês passado pela Nielsen/NetRatings. Perde somente para o MySpace, que tem mais de 61 milhões de usuários só nos Estados Unidos. O Orkut, como foi divulgado recentemente, deixou de fazer parte desta lista.

Junto com os universitários de Harvard – onde o site foi lançado, em 2004, pelo aluno Mark Zuckerberg, que pretendia desenvolver uma rede para conectar seus colegas – o Facebook “se formou”, e agora seus membros estão à procura de vagas de emprego e de caminhos para chegar às empresas em que vislumbram trabalhar.

Privacidade é mais um atrativo

Além das possibilidades de contatos profissionais, uma característica do Facebook que costuma atrair usuários é a privacidade.

No Orkut, fotos e informações dos perfis dos usuários ficam expostas para qualquer participante do site ver. As mensagens trocadas entre os usuários também podem ser lidas por qualquer membro. Esses costumam ser considerados pontos fracos do site, especialmente pelos usuários mais velhos, que muitas vezes até desistem e abandonam suas contas. No Facebook, é possível determinar quem poderá acessar suas informações e como.

O Facebook tem ainda recursos que delimitam os grupos de amigos, como notícias e avisos sobre a vida de usuários que circulam apenas para os internautas que ele seleciona.

Outras vantagens do site sobre o Orkut são apontadas em comentários espalhados pela internet em blogs e sites, como a possibilidade ilimitada de publicação de fotos – no Orkut são apenas 12, com um tamanho máximo de 5mb; os 40 tipos de ferramentas disponíveis no Facebook para chats – no site do Google durante muito tempo não se podia comunicar instantaneamente, e mesmo agora isso só é possível se for utilizado outro programa, o Google Talk; no Facebook, através de feeds, os internautas são informados sobre alterações que seus amigos fizeram em seus perfis, sem precisar para isso acessar as páginas individuais de cada um deles; não há spams no Facebook, enquanto no Orkut as mensagens não-solicitadas “invadem” o espaço dos membros cadastrados.

Escrito por: Camila Leporace

Leia mais a respeito no site: Opinião e Notícia

DESIGN NO EXTINTOR

Cansou do vermelhinho básico?



Você precisa comprar um extintor de incêndios, mas está cansado daquele vermelhinho básico? Não se preocupe, agora existem opções diferenciadas para você que está cada dia mais exigente. 

Coma febre das personalizações dos produtos, a empresa francesa Fire Design fez extintores totalmente arrojados, com um design completamente fora dos padrões. Claro que com isso, todo o cuidado com a sinalização deve ser tomado, afinal de contas com um extintor desse, fica difícil imaginar que ele realmente não perdeu sua funcionalidade padrão. O novo produto, continua com sua boa e velha função de apagar incêndios. O que muda aqui é somente o design. 

Agora é esperar essa novidade chegar ao Brasil!

Veja mais fotos da dessa inovação em Design de Extintores

IMAGEM CORPORATIVA x IDENTIDADE CORPORATIVA

Conheça a diferença entre imagem corporativa
 e identidade corporativa



Definir a identidade de uma empresa é uma tarefa muito difícil, principalmente quando os conceitos de identidade e imagem se confundem.

Quando se defini a identidade corporativa de uma organização, basicamente defini-se o que a organização é, ou seja, são os atributos distintos que ela possui. A identidade corporativa seria o conjunto das características, valores e crenças que a organização tem que se diferenciam das demais. Seria uma espécie de DNA da empresa. Por isso toda empresa é única, elas são diferentes umas das outras.

Já a imagem corporativa de uma empresa, ocupa-se da percepção externa da mesma. São um conjunto de significados que uma pessoa associa a uma organização, ou seja, é o que a empresa parece ser.

Para ficar claro, a identidade corporativa cuida da essência, enquanto que a imagem corporativa cuida da aparência. Identidade representa o que a empresa de fato é. A imagem representa o que a empresa parece ser. Muitas vezes, os próprios gestores da organização se confundem nesses conceitos. Os termos identidade e imagem corporativas são muitas vezes usados erroneamente como sinônimos, mas como pode-se perceber, a distinção é notória.

Quer saber mais sobre o assunto? 

Leia o livro "Quem sua empresa pensa que é?", de Lígia Fascioni, publicado pela Editora Ciência Moderna.

Além do livro, Lígia possui um site de Gestão integrada: indentidade corporativa e design. Nele você encontra uma série de outras informações sobre o assunto. Vale a pena conferir!

VOCÊ JÁ COMPROU SUA ECOBAG?

Você utiliza as sacolas ecologicamente corretas na hora de fazer compras?


Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Umas das ações de marketing mais conhecidas que vemos no dia-a-dia para viver num mundo mais sustentável, são as sacolas ecologicamente corretas. Criadas para diminuir o uso de sacolas de plástico, as sacolas ou ecobags, são uma das opções oferecidas por lojistas. Mas pesquisa mostra um número um tanto quanto assustador.


Poucos consumidores utilizam suas ecobags. É o que indica uma pesquisa realizada em pontos-de-venda como supermercados, lojas, livrarias, farmácias e quitandas pela Gatto de Rua. Segundo o levantamento feito pela empresa especializada em soluções têxteis, apenas 34% dos 1.064 entrevistados afirmaram possuir uma sacola ecológica. Desses, 71% não estavam utilizando-a na hora da compra. Entre os motivos apresentados estavam: esquecimento, pouca praticidade para carregar a ecobag e a opção por aproveitar as sacolas plásticas para outros fins.

As mulheres são as que mais usam as sacolas ecológicas e representam 83% desses consumidores. A utilização das ecobags é mais notada em supermercados (68%) e quitandas (23%), enquanto 9% as empregam em outros tipos de estabelecimentos. De acordo com a pesquisa, a não adesão ao uso se deve ao fato de os consumidores utilizarem as sacolas plásticas em latas de lixo, para recolher dejetos de animais e para transportar objetos.

A utilização de sacolas plásticas no Brasil, no entanto, está diminuindo. Dados da Plastivida - Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos comprovam que houve uma queda de 16,2%. Em 2007 foram fabricadas 17,9 bilhões de sacolinhas, contra as 15 bilhões produzidas em 2009. A expectativa para este ano é que o número seja reduzido para 14 bilhões. Por aqui são distribuídas mais de um bilhão de sacolas plásticas por mês nos supermercados, o que equivale a 66 sacolas por pessoa.

Se você já possui sua Ecobag, mas não usa, ajude a mudar o número dessa pesquisa. Se você ainda não tem a sua, é fácil adquirir. Elas estão a venda em qualquer supermercado.

Comece a viver a sustentabilidade o quanto antes. O meio ambiente agradece.

abcs